Cervejaria: Fuller Smith & Turner P.L.C
País: Inglaterra
Estilo: English Pale Ale
Teor Alcoólico: 5 %
Volume: 330 ml
Coloração: Âmbar
Aroma: Malte, caramelo
Copo: Pint
Temperatura para consumo da Cerveja: De 4 a 6° C
Harmonização: Amendoim, castanha de caju, amêndoa, queijo frescal, minas, gouda, cheddar, prato, roquefort, gorgonzola, frango frito, chester, linguiça de frango, pizza, comida mexicana, comida indiana, chinesa e japonesa.
HISTÓRIA E INFORMAÇÕES SOBRE O ESTILO DA CERVEJA
Duas vezes reconhecida como a melhor cerveja do mundo, a Fullers ESB nasceu em 1971, com a proposta de trazer uma cerveja mais intensa do que a London Pride mas sem brigar pelo prestígio. Nesta época o estilo era novo, não existia uma categoria então era considerada uma Strong Bitter, hoje conseguimos avaliar melhor esta cerveja que tem 5.5% abv, trazendo drinkability junto a um perfil maltado e equilibrado pelos lúpulos nobres ingleses. Sua coloração é cobre brilhante, sua espuma é de média formação e retenção, no sabor e no aroma é possível encontrar notas maltadas como toffee, caramelo e biscoito.
English Pale Ale / Extra Special Bitter (ESB) – Uma cerveja Ale Inglesa de potência mediana a forte. O equilíbrio pode ser bem no meio termo e lúpulo tendendo ao amargo. A ênfase ainda é na adição de lúpulos para amargor, ao contrário da adição agressiva do meio ao final praticada nos estilos americanos de Ales. Trata-se de uma versão menos potente se comparadas as India Pale Ales. De coloração dourada a cobre profundo, são cervejas que evidenciam o aroma e sabor de lúpulos Ingleses (terrosos e resinosos), mas não devem dominar o sabor do malte por completo. No retro gosto (sabores e sensações que ficam na boca após o gole), o amargor é evidente, porém não persistente e seco.