Cervejaria: DUM
País: Brasil
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor Alcoólico: 12 %
Volume: 355 ml
Coloração: Negra
Aroma: Café, chocolate meio amargo, malte.
Copo: Pint, Snifter
Temperatura para consumo da Cerveja: 8 a 12° C
Harmonização: Sobremesas à base de banana, cheesecake, chocolate, crème brulée, panna cotta, sorvete, torta de framboesa, torta de limão, maçã, morango, noz pecan, trufa de chocolate, Brownie com sorvete de creme.
Vencimento: 22/10/2024
HISTÓRIA E INFORMAÇÕES SOBRE O ESTILO DA CERVEJA
A DUM buscou inspiração para a criação de novas receitas com o amigo Saulo Calliari, da Cipria Ervas e Especiarias, que possui as melhores especiarias de Curitiba e, possivelmente, do Brasil. Quando revelamos o projeto para o Saulo, ele comprou a ideia na hora e começou a mostrar todos os tipos de especiarias que poderiam combinar com a Petroleum. Saimos de lá com 8 candidatos a temperos para a cerveja.
Utilizamos a técnica de extração sob pressão que o Denny Conn e o Drew Beechum (Experimental Brewing) demonstraram durante o 2º Congresso Técnico da ACervA Catarinense, realizado em Floripa no começo de 2015. O próximo passo foi colocar as especiarias, sob pressão, juntamente com a Petroleum. Depois de algumas semanas na pressão, fizemos alguns testes utilizando diferentes diluições desses concentrados e escolhemos 6 receitas para lançar no DUM DAY V.
Com o sucesso da Petroleum Baunilha a DUM traz agora a versão engarrafada dessa preciosidade. As baunilhas utilizadas vêm de Uganda , são grade A (as melhores do lote) e utilizam o conceito de Comércio Justo (em inglês: ?Fair Trade?), ou seja, de maneira sustentável. A baunilha suaviza o torrado marcante da Petroleum, deixando-a mais doce no início, no final o retrogosto característico continua, em outras palavras, não deixa de ser uma Petroleum. Ela lembra um cappuccino, achocolatado e café com leite. Compare com a Petroleum original e você vai se surpreender com a diferença que a baunilha traz.
Russian Imperial Stout ? Eram cervejas produzidas na Inglaterra, com um alto nível de lupulagem e alta densidade, visando à exportação para os Estados Bálticos e Rússia, onde era popular entre a corte imperial. Hoje, é ainda mais popular com os cervejeiros artesanais norte-americanos, que estenderam o estilo com características norte-americanas únicas. De coloração marrom avermelhado escuro ao preto bem opaco, apresenta, tanto no aroma quanto no sabor, o malte torrado intenso que remete a chocolate meio amargo, chocolate amargo, cacau e café forte. O sabor e o amargor do lúpulo também devem estar presentes. A presença de ésteres frutados remetem a frutas escuras como uva-passas, ameixa e o aquecimento devido ao teor alcoólico é bastante evidente. No retro gosto (sabores e sensações que ficam na boca após o gole), persiste o malte torrado que pode ser seco a moderadamente doce, amargor do lúpulo e o aquecimento alcoólico.